PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
O RN PASSA POR AQUI! - COM 16 BLOGS E 1350 LINKS, CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR - MOSSORÓ-RN

domingo, 4 de setembro de 2011

DEPUTADOS AS CORTES CONSTITUINTES DE LISBOA – 1921


Em 8 de dezembro de 1821 procedeu à eleição na Igreja Matriz de Natal. Presidente Joaquim José do rego Barros, secretário padre Manuel Pinto de Castro. Escrutadores, Luiz de AlbuqueRque Maranhão e o padre Francisco Antonio Lumachi de Melo. Eleitores: Padre Manoel Teixeira da Fonseca, Alexandre de Melo Pinto e o padre José Inácio de Brito. O secretário da Câmara, Manuel José de Morais. Testemunhas, Padre-Vigário Feliciano José Dornelas e padre Joaquim Manuel de Albuquerque Melo. Eleição em dois turnos. A primeira para escolher os “eleitores de paróquia” e a segunda, destes, para a escolha dos deputados por pluralidade de votos.
Foram eleitos:
1 – Padre Antônio de Albuquerque Montenegro
2 – Afonso de Albuquerque Maranhão
SUPLENTE:
- Padre Gonçalo Borges de Andrade
O padre Antonio de Albuquerque Montenegro era vigário de Goianinha pelo menos desde 1802. Cavaleiro da ordem de Cristo. Grande elemento animador da revolução de 1817 junto ao Coronel Andre de Albuquerque Maranhão. Pronunciado a 13 de setembro de 1818 ocultou-se não sendo preso. Só reapareceu em 1820 quando os revolucionários regressaram da Bahia, indultados. Viajou para Lisboa onde se encontrava em princípios de agosto de 1822, mandando seu diploma às Côrtes Gerais. Extraordinárias e Constituintes da Nação Português que o declarou válido, convidando seu portador a assumir, 16 de agosto de 1822. A 16 escreveu informando não comparecer por “se achar muito incomodado coma viagem”. A 19 declara que o estado de sua saúde não lhe permite o desempenho do mandato. Na sessão a 25 as Côrtes votaram um parecer convidando-o assumir e depois demitir-se ou licenciar. Montenegro não respondeu e voltou ao Brasil. Reassumiu sua paróquia. Faleceu a 8 de dezembro de 1840.
Afonso de Albuquerque Maranhão não viajou. Estava ligado à política de Pernambuco e não do Rio Grande do Norte. Fez parte da Convenção de Beberibe que motivou a saída do governador de Pernambuco, general Luiz do Rego Barreto. Presidiu a “Junta dos Matutos”, que fez aproximação decidida com o governo imperial, atenuando os exageros nacionalistas locais. Foi o primeiro Senador do Rio Grande do Norte no Império (1825) embora colocado no terceiro lugar, com 21 votos. Faleceu a 10 de julho de 1836.
O padre Gonçalo Borges de Andrade. Ordenado em 1815, sendo Vigário do Apodi e da serra de Martins onde sempre residiu, envolvido na revolução de 1817 fugiu para a vila de Sousa, na Paraíba, onde foi preso e enviado para a cadeia pública da Bahia. Foi solto a 17 de novembro d 1820. Não compareceu às sessões da Côrtes de Lisboa. Faleceu em Martins em data ignorada.
A data da eleição às Côrtes de Lisboa realizada em Natal é de dois de dezembro, segundo, documentos autênticos que o saudoso pesquisador Luís da Câmara Cascudo (18968 – 1986) leu no arquivo do IHGRN-Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, com sede em Natal, ou oito, segundo a ata das Côrtes em 16 de agosto de 1822.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...

Minha lista de blogs

JOAO MAIA

JOAO MAIA

CAFÉ FILHO

CAFÉ FILHO
DEPUTADO FEDERAL, VICE-PRESIDENTE, PRESIDENTE DA REPÚBLICA E PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL

NEWTON PINTO

NEWTON PINTO

BETINHO ROSADO

BETINHO ROSADO

HENRIQUE ALVES

HENRIQUE ALVES
COM DEZ MANDATOS DE DEPUTADO FEDERAL

ANTONIO CAPISTRANO

ANTONIO CAPISTRANO

ONÉSIMO MAIA

ONÉSIMO MAIA

CARLOS AUGUSTO DE SOUSA ROSADO

CARLOS AUGUSTO DE SOUSA ROSADO
Filho de Dix-sept Rosado

JIAQUIM CORREIA

JIAQUIM CORREIA
Campeão de mandato. 11 mandatos de deputado estadual